Problemas com a distro

Olá pessoal, tudo bem?

Sou novo no ambiente Linux e embora não seja novo no mundo da tecnologia, estou com alguns problemas no meu ambiente.

Confesso que meu PC é velho e com características bem antigas, mas não enfrentava problemas (fora a lentidão) no ambiente Windows. Quando migrei para o Linux, enfrento problemas que vão desde lentidão até travamentos ao abrir um simples programa de acesso remoto como o TeamViewer.

Tenho 100% de certeza que o problema é a placa de vídeo, mas quando o sistema atualiza os drivers e o Kernel, o PC nem inicializa. Ocorrem erros ainda na tela de login. o Lubuntu fica lento, instavél e até não me deixa por a senha na tela de login.
Não desejo voltar ao Windows, mas não consigo achar uma distro que deixe ele totalmente estável. Não faço uso excessivo do sistema, queria alguma ajuda sobre como atualizar os drivers de vídeo sem quebrar o resto do sistema.

As configurações da máquina são:
Gigabyte GA-M61PM-S2 (rev. 1.0)
CPU

  1. AMD Athlon™ 64 X2 Dual-Core 4200
    Placa de vídeo onboard
  2. NVIDIA® GeForce 6100 / nForce 430
    Memória
    4 G DDR2 DIMM
    HD
    250 GB

tente olhar para isso, talvez isso te ajude

https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?t=286704

está corrigido ? é fixo? foi possível resolver o problema?

Amigo, não encontrei uma solução propriamente dita. Consegui estabilizar os problemas usando o Manjaro Linux… Tentei atualizar as versões do driver mas encontrei problemas.
Hoje consigo usar o Manjaro tranquilamente, mas ainda encontro problemas como programas e apps que usam OpenGL.
Enfim… Se alguém tiver alguma outra solução, é bem vinda

@ggomes_29

Eu tenho testado Lubuntu em uma maquina com exatamente o mesmo video que voce esta usando NVIDIA GeForce 6100 / nForce 430.
Apenas um problema ocorreu sendo a tela mostrando cores erradas e erros graficos.
Eu nao tentei uma solução depois disso que ocorreu acima.

Eu sugestiono a voce configurar no BIOS a quantidade de video ram para mais de 128 MB e tentar usar o driver nouveau ou ainda baixar o driver para NVIDIA GeForce 6100 / nForce 430 diretamente da Nvidia.
Se copiou o driver da nvidia instale os componentes abaixo usando sudo apt-get install
pkg-config, build-essential, libc6, libglvnd-dev e DKMS
Se tiver tendo erros em OpenGL tente instalar mesa drivers.

Isso é uma tentativa.
Boa sorte.

This topic was automatically closed 30 days after the last reply. New replies are no longer allowed.