Installation process stops at variable percentages

Bom dia,
Tenho uma máquina windows. Nela, dou boot por um pendrive live com o lubunto 20.04. O boot funciona normalmente, a checagem dos arquivos de sistema é bem sucedida.
A parir daí, executo a instalação do lubunto, direcionando para um segundo pendrive. Realizo as configurações necessárias e a instalação inicia normalmente.
Acontece que durante a copia dos arquivos a instalação ficou parada em 38% (por horas). Após pesquisar o problema encontrei uma indicação de boot em safe graphics. Realizei a operação e a instalação prosseguiu um pouco mais parando em 77% (também por horas).
Na primeira tentativa acatei o sistema de arquivos que existia em FAT32. Já na segunda tentativa utilizei o ext4. O pendrive alvo é de 32 gb.
Desde já agradeço,
Alexandre

Inicie a instalação com sudo calamares -d no terminal para obter mais informações sobre o erro.

Obrigado, vou fazer essa tentativa pelo terminal.
Porém a instalação fica parada, sem nenhuma mensagem de erro.
Eu é que, depois de esperar algumas horas, aciono o botão cancelar. O
sistema não trava, nada.
Nesse exato momento estou repetindo a operação com ntfs. Em 20%, luz do
pendrive alvo em atividade.

Resolvi fazer um comentário pois a instalação que eu estava fazendo no post anterior ainda está sendo executada, acho.
Nas anteriores consegui ir até “filling up systemfiles”. Agora está em 84% e “install bootloader”.
São 17:50hs e estou em dúvida se interrompo (e repito no modo debug, conforme sugestão de Noumeno) ou se espero um pouco mais.
Mesmo sendo iniciante em linux, acredito que a demora está um pouco além do esperado (ou muito além).

correto, em princípio a instalação sempre demora um pouco mais em algum ponto, mas nada de anormal ou com um atraso exagerado. Por favor, tente instalar novamente com o comando fornecido e comente os resultados.

Bom a instalação de ontem foi perdida devido ao um erro de leitura em “…squashfs” (esse arquivo já tinha sido checado na inicialização).
Hoje fiz mais alguns testes. Andei estudando qual seria o particionamento ideal, pois a instalação sõ me habilitava o particionamento manual. Daí, uma hora, eu fiz uma tabela MBR com 3 partições (swap, boot e root), que também deu erro (na montagem das partições). O interessante é que na tentativa seguinte, o calamares abriu a opção “erase disk”. Daí acho que tudo funcionou melhor, pois não demorou tanto.
Agora quando chegou aos 95%, em que ele estava dando um purge nos aquivos temporários (aliás, ótima dica Noumeno!!!) a minha conexão wi-fi caiu e a instalação parou, pois ele não encontrava um arquivo (da web).
Imagino se existe alguma maneira de aproveitar o que foi feito, tentando reparar? Ou se eu teria que repetir o processo (dessa vez utilizo um micro ligado por cabo ao hub).
Desde já agradeço
Alexandre

É difícil encontrar um erro quando o erro é aleatório, o squash costuma dar quando há um erro no conteúdo, é melhor tentar reinstalar para que tudo fique instalado corretamente.

diga-nos como está a instalação

Oi Noumeno, boa noite.
Hoje repeti a instalação e consegui fazer com o “erase disc”. Consegui inclusive salvar o log (pelo menos, a última parte).
Identifiquei 33 “jobs”, que a instalação foi completando um a um. Lá no final, no “job” 31 eu acho que ele dá um erro.
Eu até queria ter como suprimir umas linhas aí do texto abaixo mas talvez possa tirar algo de interesse. Espero não ter exagerado no tamanho. Coloquei em negrito uns trechos que achei que podem ter dado problema.
Depois que eu saio da instalação eu noto, pelo KDE, se não me engano fica um “mounting point” na pasta “/tmp/calamares-root-2zwto10y”.

18:48:03 [6]: [PYTHON JOB]: “Processing packages (0 / 6)”
18:48:03 [8]: [JOBQUEUE]: Progress for Job[ 30 ]: 0 % completed
18:48:03 [6]: static CalamaresUtils::ProcessResult CalamaresUtils::System::runCommand(CalamaresUtils::System::RunLocation, const QStringList&, const QString&, const QString&, std::chrono::seconds)
Running “chroot” (“/tmp/calamares-root-2zwto10y”, “apt-get”, “–purge”, “-q”, “-y”, “remove”, “^live-", “calamares-settings-lubuntu”, “calamares”, “hunspell-en-us”, “zram-config”, “cifs-utils”)
18:48:03 [8]: [JOBQUEUE]: Progress Overall: 93.1818 % (accumulated) + 0 % (this job) = 93.1818 % (total)
18:57:55 [6]: static CalamaresUtils::ProcessResult CalamaresUtils::System::runCommand(CalamaresUtils::System::RunLocation, const QStringList&, const QString&, const QString&, std::chrono::seconds)
Finished. Exit code: 0
18:57:55 [6]: static CalamaresUtils::ProcessResult CalamaresUtils::System::runCommand(CalamaresUtils::System::RunLocation, const QStringList&, const QString&, const QString&, std::chrono::seconds)
Target cmd: (“apt-get”, “–purge”, “-q”, “-y”, “remove”, "^live-
”, “calamares-settings-lubuntu”, “calamares”, “hunspell-en-us”, “zram-config”, “cifs-utils”)
18:57:55 [6]: static CalamaresUtils::ProcessResult CalamaresUtils::System::runCommand(CalamaresUtils::System::RunLocation, const QStringList&, const QString&, const QString&, std::chrono::seconds)
Target output:
Reading package lists…
Building dependency tree…
Reading state information…
Package ‘live-initramfs’ is not installed, so not removed
Package ‘live-config-sysvinit’ is not installed, so not removed
Package ‘live-boot’ is not installed, so not removed
Package ‘live-boot-doc’ is not installed, so not removed
Package ‘live-boot-initramfs-tools’ is not installed, so not removed
Package ‘live-clone’ is not installed, so not removed
Package ‘live-config’ is not installed, so not removed
Package ‘live-config-doc’ is not installed, so not removed
Package ‘live-config-systemd’ is not installed, so not removed
Package ‘live-manual’ is not installed, so not removed
Package ‘live-manual-epub’ is not installed, so not removed
Package ‘live-manual-html’ is not installed, so not removed
Package ‘live-manual-odf’ is not installed, so not removed
Package ‘live-manual-pdf’ is not installed, so not removed
Package ‘live-manual-txt’ is not installed, so not removed
Package ‘live-tools’ is not installed, so not removed
Package ‘livemedia-utils’ is not installed, so not removed
Package ‘lives’ is not installed, so not removed
Package ‘lives-data’ is not installed, so not removed
Package ‘lives-plugins’ is not installed, so not removed
Package ‘livescript’ is not installed, so not removed
Package ‘live-build’ is not installed, so not removed
Package ‘livecd-rootfs’ is not installed, so not removed
Package ‘live-build-cgi’ is not installed, so not removed
The following packages were automatically installed and are no longer required:
finalrd localechooser-data user-setup
Use ‘sudo apt autoremove’ to remove them.
The following packages will be REMOVED:
calamares* calamares-settings-lubuntu* calamares-settings-ubuntu-common*
casper* cifs-utils* hunspell-en-us* lupin-casper* zram-config*
0 upgraded, 0 newly installed, 8 to remove and 76 not upgraded.
After this operation, 12.1 MB disk space will be freed.
E: Can not write log (Is /dev/pts mounted?) - posix_openpt (19: No such device)
(Reading database … 231051 files and directories currently installed.)
Removing calamares-settings-lubuntu (1:20.04.2) …
Removing calamares-settings-ubuntu-common (1:20.04.2) …
Removing calamares (3.2.20-0ubuntu1) …
Removing lupin-casper (0.57build1) …
Removing casper (1.445.1) …
Removing cifs-utils (2:6.9-1ubuntu0.1) …
Removing hunspell-en-us (1:2018.04.16-1) …
Removing zram-config (0.5) …
Processing triggers for mime-support (3.64ubuntu1) …
Processing triggers for hicolor-icon-theme (0.17-2) …
Processing triggers for dictionaries-common (1.28.1) …
Processing triggers for libc-bin (2.31-0ubuntu9.2) …
Processing triggers for man-db (2.9.1-1) …
Processing triggers for desktop-file-utils (0.24-1ubuntu3) …
(Reading database … 230619 files and directories currently installed.)
Purging configuration files for cifs-utils (2:6.9-1ubuntu0.1) …
Purging configuration files for casper (1.445.1) …
Purging configuration files for calamares-settings-lubuntu (1:20.04.2) …
Purging configuration files for hunspell-en-us (1:2018.04.16-1) …
Purging configuration files for zram-config (0.5) …
18:57:55 [6]: static CalamaresUtils::ProcessResult CalamaresUtils::System::runCommand(CalamaresUtils::System::RunLocation, const QStringList&, const QString&, const QString&, std::chrono::seconds)
Running “chroot” (“/tmp/calamares-root-2zwto10y”, “apt-get”, “–purge”, “-q”, “-y”, “autoremove”)
18:58:12 [6]: static CalamaresUtils::ProcessResult CalamaresUtils::System::runCommand(CalamaresUtils::System::RunLocation, const QStringList&, const QString&, const QString&, std::chrono::seconds)
Finished. Exit code: 0
18:58:12 [6]: static CalamaresUtils::ProcessResult CalamaresUtils::System::runCommand(CalamaresUtils::System::RunLocation, const QStringList&, const QString&, const QString&, std::chrono::seconds)
Target cmd: (“apt-get”, “–purge”, “-q”, “-y”, “autoremove”)
18:58:12 [6]: static CalamaresUtils::ProcessResult CalamaresUtils::System::runCommand(CalamaresUtils::System::RunLocation, const QStringList&, const QString&, const QString&, std::chrono::seconds)
Target output:
Reading package lists…
Building dependency tree…
Reading state information…
The following packages will be REMOVED:
finalrd* localechooser-data* user-setup*
0 upgraded, 0 newly installed, 3 to remove and 76 not upgraded.
After this operation, 626 kB disk space will be freed.
E: Can not write log (Is /dev/pts mounted?) - posix_openpt (19: No such device)
(Reading database … 230556 files and directories currently installed.)
Removing finalrd (6~ubuntu20.04.1) …
Removing localechooser-data (2.71ubuntu4) …
Removing user-setup (1.63ubuntu6) …
Processing triggers for man-db (2.9.1-1) …
(Reading database … 230529 files and directories currently installed.)
Purging configuration files for finalrd (6~ubuntu20.04.1) …
Purging configuration files for user-setup (1.63ubuntu6) …
18:58:12 [8]: [JOBQUEUE]: Progress for Job[ 30 ]: 100 % completed
18:58:12 [6]: [PYTHON JOB]: “Removing 6 packages.”
18:58:12 [8]: [JOBQUEUE]: Progress Overall: 93.1818 % (accumulated) + 2.27273 % (this job) = 95.4545 % (total)
18:58:12 [6]: [PYTHON JOB]: “Processing packages (6 / 6)”
18:58:12 [8]: [JOBQUEUE]: Progress for Job[ 30 ]: 100 % completed
18:58:12 [6]: [PYTHON JOB]: “Processing packages (6 / 6)”
18:58:12 [8]: [JOBQUEUE]: Progress Overall: 93.1818 % (accumulated) + 2.27273 % (this job) = 95.4545 % (total)
18:58:12 [6]: [PYTHON JOB]: “Processing packages (6 / 6)”
18:58:12 [8]: [JOBQUEUE]: Progress for Job[ 31 ]: 0 % completed
18:58:12 [8]: [JOBQUEUE]: Progress Overall: 95.4545 % (accumulated) + 0 % (this job) = 95.4545 % (total)
18:58:12 [6]: virtual void Calamares::JobThread::run()
Starting job “Shell Processes Job” (there are 33 left)
18:58:12 [6]: static CalamaresUtils::ProcessResult CalamaresUtils::System::runCommand(CalamaresUtils::System::RunLocation, const QStringList&, const QString&, const QString&, std::chrono::seconds)
Running “env” (“/bin/sh”, “-c”, “calamares-logs-helper /tmp/calamares-root-2zwto10y”)
18:58:12 [8]: [JOBQUEUE]: Progress for Job[ 31 ]: 100 % completed
18:58:12 [8]: [JOBQUEUE]: Progress Overall: 95.4545 % (accumulated) + 2.27273 % (this job) = 97.7273 % (total)
18:58:12 [8]: [JOBQUEUE]: Progress for Job[ 31 ]: 100 % completed
18:58:12 [8]: [JOBQUEUE]: Progress Overall: 95.4545 % (accumulated) + 2.27273 % (this job) = 97.7273 % (total)
18:58:12 [8]: [JOBQUEUE]: Progress for Job[ 31 ]: 100 % completed
18:58:12 [8]: [JOBQUEUE]: Progress Overall: 95.4545 % (accumulated) + 2.27273 % (this job) = 97.7273 % (total)
18:58:12 [8]: [JOBQUEUE]: Progress for Job[ 31 ]: 100 % completed
18:58:12 [8]: [JOBQUEUE]: Progress Overall: 95.4545 % (accumulated) + 2.27273 % (this job) = 97.7273 % (total)
18:58:12 [6]: static CalamaresUtils::ProcessResult CalamaresUtils::System::runCommand(CalamaresUtils::System::RunLocation, const QStringList&, const QString&, const QString&, std::chrono::seconds)
Finished. Exit code: 1
18:58:12 [6]: static CalamaresUtils::ProcessResult CalamaresUtils::System::runCommand(CalamaresUtils::System::RunLocation, const QStringList&, const QString&, const QString&, std::chrono::seconds)
Target cmd: (“/bin/sh”, “-c”, “calamares-logs-helper /tmp/calamares-root-2zwto10y”)
18:58:12 [6]: static CalamaresUtils::ProcessResult CalamaresUtils::System::runCommand(CalamaresUtils::System::RunLocation, const QStringList&, const QString&, const QString&, std::chrono::seconds)
Target output:

  • root=/tmp/calamares-root-2zwto10y
  • install_dir=/tmp/calamares-root-2zwto10y/var/log/installer
  • [ -d /tmp/calamares-root-2zwto10y/var/log/installer ]
  • mkdir -p /tmp/calamares-root-2zwto10y/var/log/installer
  • cp /home/lubuntu/.cache/calamares/session.log /tmp/calamares-root-2zwto10y/var/log/installer/debug
    cp: cannot stat ‘/home/lubuntu/.cache/calamares/session.log’: No such file or directory
    18:58:12 [6]: virtual void Calamares::JobThread::run()
    Skipping non-emergency job “umount”
    18:58:12 [1]: ERROR: Installation failed:
    18:58:12 [6]: void Calamares::ViewManager::onInstallationFailed(const QString&, const QString&)
    • message: “External command finished with errors.”
      18:58:12 [6]: void Calamares::ViewManager::onInstallationFailed(const QString&, const QString&)
    • details: "Command calamares-logs-helper /tmp/calamares-root-2zwto10y finished with exit code 1.\nOutput:\n+ root=/tmp/calamares-root-2zwto10y\n+ install_dir=/tmp/calamares-root-2zwto10y/var/log/installer\n+ [ -d /tmp/calamares-root-2zwto10y/var/log/installer ]\n+ mkdir -p /tmp/calamares-root-2zwto10y/var/log/installer\n+ cp /home/lubuntu/.cache/calamares/session.log /tmp/calamares-root-2zwto10y/var/log/installer/debug\ncp: cannot stat ‘/home/lubuntu/.cache/calamares/session.log’: No such file or directory"
      18:58:12 [6]: void Calamares::ViewManager::onInstallationFailed(const QString&, const QString&)
      Calamares will quit when the dialog closes.
      18:58:12 [6]: void FinishedPage::setUpRestart()
      FinishedPage::setUpRestart(), Quit button setup= “never” command= “systemctl -i reboot”
      19:04:03 [8]: Shutting down Calamares…
      19:04:03 [8]: … Finished shutdown.

você já tentou testar o disco de destino? é raro que a falha seja aleatória.

Pois é… nas primeiras tentativas, enquanto eu estava tentando definir as partições, os erros aconteceram em pontos diferentes da instalação. Depois que eu percebi que eu tinha que fazer o “umount” no disco destino, passei a poder instalar com a opção “erase disk”, e, a partir daí, o erro passou a se repetir no mesmo ponto.
Vou fazer um chkdsk (ou similar) e ver o que acontece.

This topic was automatically closed 30 days after the last reply. New replies are no longer allowed.